Tecnologia em Santa Catarina: conheça o 4º maior polo de tecnologia do Brasil
Empresas de tecnologia em Santa Catarina vêm crescendo muito nos últimos anos. Segundo o estudo do Tech Report 2020, realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pela Neoway, o estado se destacou registrando maior crescimento de 11,8% em empresas atuando no setor, entre 2018 e 2019.
Assim, Santa Catarina vem se consolidando cada vez mais como um enorme polo tecnológico, atraindo desde pequenas startups até multinacionais que optam por fixar suas sedes brasileiras nestas terras. Veja nesse conteúdo como está o ecossistema na região, além de saber mais sobre programas e outros caminhos para se conectar a ele.
Tecnologia em Santa Catarina: conheça o cenário
Não é de hoje que muitos falam sobre Santa Catarina como um grande polo de tecnologia. Afinal, muitas empresas dessa área tem sua sede no Estado, e muitos eventos relacionados ao setor acontecem na capital, Florianópolis, como é o caso do Startup Summit, que em 2020 ocorreu de forma online devido à pandemia.
Segundo o Tech Report, Santa Catarina ultrapassou Minas Gerais e o Rio de Janeiro no ranking, tornando-se o 4º maior polo de tecnologia do país em faturamento das empresas. Isso corresponde a mais de R$17,7 bilhões faturados, o que representa quase 6% do PIB catarinense.
O Estado fechou 2019 com 12.138 empresas, representando um crescimento de 7,7% no ano. Sendo assim, o ecossistema de tecnologia em Santa Catarina é o sexto maior do país em número de empresas.
Além disso, a produtividade – razão entre o faturamento médio e a média de colaboradores por empresa – chegou a quase R$80 mil por trabalhador. Isso colocou os catarinenses na segunda maior média do país. Através da tecnologia em Santa Catarina, foram criados 3,5 mil novos postos de trabalho só em 2019.
Tecnologia nas mesorregiões de Santa Catarina
Especificando um pouco mais o cenário, algumas regiões do Estado também se destacaram nos dados do Tech Report. A região da Grande Florianópolis por exemplo, representa mais de 32% do total de empresas de tecnologia em Santa Catarina, seguida pelo Vale do Itajaí com 27,4%, região Norte com 18,7% e Oeste Catarinense com mais de 10%.
Olhando para o plano nacional, Florianópolis possui a maior taxa de empresas de tecnologia por habitante de todo o Brasil – são 5 empresas para cada mil habitantes. Blumenau fica na 5 ª posição, e Joinville na 10º.
Como se aproximar do ecossistema de tecnologia em Santa Catarina?
Mesmo com a pandemia causada pelo coronavírus, o setor de tecnologia em Santa Catarina não deixou de crescer. Segundo dados apresentados pela Junta Comercial (Jucesc), entre janeiro e outubro de 2020, o Estado apresentou um saldo positivo de 344 novos empreendimentos (saldo entre aqueles que se instalaram no Estado e aqueles que o deixaram).
O número de aberturas de novas empresas também cresceu, sendo mais de 14% entre janeiro de novembro de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O saldo positivo foi mais de 97 mil novos negócios.
Os números confirmam como o estado catarinense se consolida cada vez mais como polo tecnológico de referência no país. Para que esse ambiente continue florescendo, Santa Catarina conta com a união dos diferentes atores — desde os empreendedores, passando por grandes empresários até o poder público por meio do fomento às ações de inovação.
Para empresas de tecnologia, a conexão com esse tipo de ecossistema é fundamental para aumentar sua visibilidade, promover maior networking e encontrar parceiros de negócios com objetivos alinhados.
E para se conectar a esse tipo de ambiente, existem diferentes caminhos que você pode seguir. É possível participar de eventos — mesmo que de forma online, em função da pandemia —, integrar ou contribuir com a manutenção de programas de capacitação, incubadoras, aceleradoras, acompanhar newsletters e redes sociais de importantes empreendedores, empresas e entidades da região etc.
Programas para startups são os principais motores do crescimento de ecossistemas como o de tecnologia em Santa Catarina, uma vez que participar da vivência e imersão no mundo das startups agrega muito para todo tipo de empreendedor.
Participar de programas para empreendedores ajuda ainda na capacitação da sua equipe, aumentando o conhecimento técnico e melhorando os processos dentro da empresa. Além disso, é possível conseguir financiamento para seus projetos, uma vez que os empreendedores que participam criam redes de contatos e ganham a confiança de alguns investidores e um maior renome. Isso também leva a atração de novos clientes.
Programa de capacitação Startup SC
O programa de capacitação Startup SC é a principal atividade do projeto desenvolvido e mantido pelo Sebrae/SC. O programa é focado em empresas de tecnologia e realiza processos seletivos anualmente para elencar 50 startups para participar de workshops e sessões de mentorias nos mais diversos assuntos de um negócio, durante oito meses. Para a edição de 2021, as inscrições serão disponibilizadas entre os dias 24 de fevereiro e 24 de março.
Diversas empresas que já participaram tiveram grande crescimento, como é o caso de: Decora, Contentools, CredPago, Lincros, Transfeera, Hiper, Prevision, entre outras. O programa acontece simultaneamente em Florianópolis, Joinville, Chapecó e Blumenau, cidades com maior desenvolvimento no que diz respeito a polos de tecnologia no Estado.
Para participar é preciso ter como proposta o desenvolvimento de um produto ou serviço com base tecnológica. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, iniciantes ou não, que tenham um protótipo desenvolvido e que estejam iniciando a busca por clientes.
O Startup SC é um dos principais programas de capacitação para empresas de tecnologia em Santa Catarina, onde você pode se desenvolver e, ainda, testar seus produtos. A metodologia envolve aplicação de Lean Startup, Marketing Digital, Customer Success, Growth Hacking, Métricas, Customer Development, Valuation etc. Dessa forma, a tecnologia em Santa Catarina se consolida mais a cada ano. Mostrando que é um estado com muito potencial para o crescimento de startups, seja pelo ecossistema com ótimos números, ou pelos programas de capacitação. Venha se tornar parceiro do Startup SC e conheça mais sobre o setor no blog!