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Tipos de MVP: 22 maneiras e 15 ferramentas para validar sua startup

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Tipos de MVP: 22 maneiras e 15 ferramentas para validar sua startup

Saiba quais são os tipos de MVP que você pode usar para validar a sua startup.

Entender os tipos de MVP é muito importante para o sucesso da sua startup. Muitos empreendedores, sem saber o que é um MVP, gastam muito dinheiro desenvolvendo algo que ninguém quer.

Quando você domina a arte de fazer MVPs, é possível validar qualquer ideia sem perder tempo. E, como a validação é uma das partes mais importantes de uma startup, entender do assunto pode garantir o sucesso do seu negócio.

Ao ler esse artigo, você vai entender de vez o que é um MVP, quais são os tipos existentes e quais são as melhores ferramentas que você pode usar para validar sua startup.

O que é MVP?

Mas então, o que é um MVP?

MVP é o Mínimo Produto Viável, uma forma de validar hipóteses fundamentais do seu negócio. Pode ser lançado como uma primeira versão da sua solução com o menor número de características possíveis para que ela seja testada no mercado.

A partir desses testes, é possível aprender o que os clientes realmente desejam, o que é necessário no produto ou serviço e o que é apenas desperdício.

Assim, é possível reduzir, e muito, os custos de desenvolvimento, além de entrar mais rápido no mercado e já começar a conquistar clientes. Vamos ver, então, quais são os tipos de MVP.

Tipo de MVP de Baixa Fidelidade

Os tipos de MVP de baixa fidelidade são soluções mais simples, que não envolvem tanta tecnologia. São bem diferentes da solução final, mas podem validar a demanda do seu produto ou serviço.

Esse tipo de MVP é usado principalmente para compreender melhor os problemas do cliente, além de verificar o quão valiosa pode ser a sua solução para um determinado segmento de clientes.

Além disso, serve também para investigar se vale a pena ou não resolver um problema específico e explorar qual tipo de solução seria mais eficaz para as dores do seu cliente. Confira o que você pode fazer:

Entrevista com Cliente

Uma das melhores maneiras de entender o seu cliente é conversando com ele! Não tente vender seu produto, mas sim, entendê-lo mais a fundo. Nesse tipo de MVP, você pode validar várias hipóteses.

Blog

Um Blog pode servir como ponto de comunicação com seu possível cliente. Produzindo conteúdo, você também pode cativar uma audiência e ter seus primeiros clientes sem gastar quase nada. 

Fórum

Uma ótima maneira de entender melhor a dor e os problemas dos possíveis clientes é através de fóruns que eles frequentam. 

Além disso, você pode entender como seus clientes se comunicam, que expressões usam e como ajustar a sua comunicação para atingi-los.

Com isso, também é possível criar uma persona para a sua startup.

Landing Page

Uma Landing Page é uma página de captura. Um exemplo é quando você faz um anúncio nas redes sociais e direciona para uma página que explica melhor o seu produto ou serviço e pede para o usuário realizar alguma ação. 

Esse é um dos melhores tipos de MVP para testar demanda, porque você pode explicar o que faz e ver se alguém tem interesse naquilo.

Teste A/B

O teste A/B consiste em fazer pequenas alterações em uma página, por exemplo, para entender qual delas é a melhor. 

Por exemplo, quando estiver na dúvida de qual título colocar num e-mail, envie metade dos e-mails com um título e a outra metade com outro. Por fim, veja qual teve mais resultado.

Vídeo Explicativo

Um vídeo explicativo é um vídeo curto e simples que explica o seu produto ou serviço, além de seus principais recursos e benefícios. 

O melhor e mais clássico exemplo desse tipo de MVP é o vídeo publicado pelo Dropbox antes de seu lançamento.

Desenhos

Ao invés de partir direto para o desenvolvimento, é interessante prototipar a solução no papel. 

Esse tipo de MVP de protótipo pode ser apresentado para grupos de clientes, a fim de receber feedbacks. E o melhor: sem gastar nada com desenvolvimento!

Campanha de Anúncio

Outra maneira de fazer pesquisa de validação da solução é através de campanhas de anúncios. Anunciar em plataformas como Instagram e Google permite que você colha dados demográficos mais específicos sobre seu público-alvo.

Cortina de Fumaça

A cortina de fumaça é um tipo de MVP que faz seus clientes se inscreverem em produtos que não estão realmente disponíveis. Isso é muito bom para medir o interesse. Um exemplo disso é utilizar um botão de “Compre agora!” e redirecionar o seu usuário para uma página dizendo que o produto não está disponível ainda.

Construção de Audiência

A construção de audiência através do Marketing de Conteúdo também é uma boa maneira de começar um negócio. Hoje, 73% das empresas brasileiras adotam o Marketing de Conteúdo de acordo com a Rock Content

Uma audiência, além de servir como primeiros clientes, pode ajudar a desenvolver seu produto ou serviço através de testes, formulários, entrevistas e questionários.

Micro-Pesquisa

Esse tipo de pesquisa é bem mais curto, utilizando apenas uma ou duas perguntas. No entanto, as respostas desse tipo de MVP podem ser bem mais confiáveis.

História do Usuário

Além de descrever o seu produto ou serviço, usuários podem contar como você resolve seus problemas e por que outras pessoas deveriam usar a sua solução também.

Slides

É como uma apresentação do produto ou serviço não funcional. Com esse tipo de MVP, você pode mostrar como seriam as funcionalidades da sua solução e colher feedback sobre o que é ou não necessário.

E-mail

Você pode oferecer sua solução por e-mail e ver se a resposta dos clientes é favorável. Essa estratégia funciona melhor se você tiver conseguido esses e-mails através do Marketing de Conteúdo. 

Mas, se a maioria das pessoas que abrem seu e-mail não está clicando no botão de chamada para ação, talvez sua proposta de valor não seja atraente (ou você tenha que comunicá-la melhor!).

Tipo de MVP de Alta Fidelidade

Esse tipo de MVP é muito mais fiel ao seu produto ou serviço final, mas também é mais difícil de ser feito. Um MVP de alta fidelidade envolve mais tecnologia e engenhosidade para criar algo parecido com a solução com poucos recursos.

Serve, principalmente, para descobrir quanto os clientes estão dispostos a pagar pela solução, encontrar os primeiros clientes, definir e otimizar sua estratégia de Marketing e identificar as melhores estratégias de crescimento em potencial.

Conheça os tipos de MVP de alta fidelidade:

Protótipo Digital

Um protótipo digital e interativo permite que o usuário teste sua solução sem que você tenha que desenvolvê-la logo de cara. É como se o cliente estivesse usando um produto real. 

Modelo 3D

Esse tipo de MVP, mais voltado para produtos físicos, permite que você mostre algo bem mais real para possíveis clientes ou, até mesmo, investidores.

“Mágico de Oz”

O MVP Mágico de Oz tem esse nome porque você cria a ilusão de tecnologia. Como assim? 

Um exemplo que ilustra isso muito bem é o do Easy Taxi. O usuário entrava numa Landing Page e preenchia um formulário para pedir um táxi. Então, os próprios fundadores ligavam para o ponto de táxi e o mandavam até o ponto de embarque. O cliente acreditava que era tudo feito através da tecnologia.

Concierge

Frequentemente confundido com o Mágico de Oz, nesse tipo de MVP o cliente sabe que o serviço é manual. Você trabalha com cada cliente individualmente para resolver seu problema. 

Enquanto o MVP Mágico de Oz é mais recomendado quando você tem entendimento claro da solução e está testando o mercado, o Concierge deve ser usado quando você não tem clareza da solução.

Fragmentado

É praticamente um meio-termo entre o Mágico de Oz e o Concierge. Com o MVP Fragmentado, você usa ferramentas e outros serviços existentes para resolver os problemas do cliente. Assim, são usadas várias tecnologias junto com a ação humana.

Crowdfunding

O Crowdfunding é como uma pré-venda da sua solução. Com isso, você vê se os clientes realmente pagariam pela sua solução e arrecada os recursos necessários antes de começar a produzi-la ou desenvolvê-la. Além disso, os clientes podem divulgar o produto por você para ajudar o seu negócio a bater a meta de arrecadação.

Característica Única

Às vezes, o melhor a se fazer é testar apenas uma característica essencial do produto. Isso evita que os usuários se distraiam com outros recursos e mostra se a característica é realmente querida pelos usuários. Mas primeiro você deve descobrir qual deve ser a funcionalidade principal do seu produto.

15 Ferramentas para criar MVP

Depois de entender quais são os tipos de MVP e escolher o ideal para você, o próximo passo é saber que ferramentas usar. Confira as principais recomendações:

  1. Glideapps: com o Glide, você pode criar aplicativos sem saber programar;
  2. Fabapp: é outra plataforma que te ajuda a construir aplicativos;
  3. Bubble: é uma das melhores ferramentas para desenvolvimento no-code;
  4. AppGyver: também ajuda a construir apps para diversas plataformas;
  5. Thunkable: plataforma para criação de apps para mobile;
  6. Wix: é a clássica ferramenta para a criação de websites;
  7. WordPress: usada para criação de websites, porém, mais profissionais;
  8. Google Sites: ferramenta do Google para criar sites simples ou, se você sabe programar, mais complexos;
  9. Google Forms: é a ferramenta do Google para criar formulários, pode ser muito útil para ouvir possíveis clientes;
  10. Figma: ferramenta para design de interfaces colaborativas;
  11. Webflow: plataforma no-code para design e desenvolvimento web;
  12. Mailchimp: ferramenta de Marketing para pequenos negócios com várias funcionalidades;
  13. Adobe XD: ferramenta da Adobe para design de UI/UX;
  14. Kodular: plataforma para criação de apps para Android;
  15. Airtable: ferramenta low-code para criação de apps.

Escolha os tipos de MVP certos

Agora que você sabe quais são os tipos de MVP existentes para validar a sua startup, está na hora de escolher o melhor para o seu negócio. O próximo passo é colocar tudo em prática e analisar os resultados.

Nesse artigo, você viu o que é MVP, quais são os tipos de MVP e 15 ferramentas que você pode usar para criar o seu. Com isso, é possível decidir entre pivotar ou perseverar, ou seja, entre mudar o rumo da sua ideia ou seguir firme com ela.

Mas, se você ainda está em dúvida sobre como chegar nos primeiros clientes para testar o seu MVP, conheça esses 19 canais de distribuição para a sua startup. Continue também acompanhando essas parcerias de conteúdo aqui no blog do Startup SC!

Até a próxima!

Leandro Piazza

Empreendedor e Professor Universitário, Leandro é especialista em startups pela Universidade de Stanford (programa Accelerate Your Startup Idea). CEO da 49 educação, é considerado um dos dez melhores mentores do Brasil pelo Startup Awards.