UFSC e Udesc adotam programa da Endeavor para capacitar futuros empreendedores
Com apoio do Sebrae, “Bota pra Fazer” será aplicado para dois mil estudantes em Santa Catarina. Na Udesc, as inscrições abrem nesta terça-feira
Desenvolver o empreendedorismo ainda durante a faculdade foi o que motivou a Endeavor – organização sem fins lucrativos de fomento à cultura do empreendedorismo – a levar à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) o “Bota pra Fazer”, uma plataforma de capacitação empreendedora, que auxilia na criação de novos negócios de alto impacto. No Brasil, algumas universidades já utilizam a plataforma e em Santa Catarina, o programa está sendo implementado em parceria com o Sebrae.
O curso tem duração de um ano e pode ser realizado na modalidade presencial ou online. Na Udesc, os interessados em participar da capacitação devem se inscrever a partir desta terça-feira (3), até quando restarem vagas. O convênio foi firmado em setembro e prevê a capacitação de mil estudantes. Na UFSC, a parceria ocorreu no início de novembro, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e será coordenada pelo professor Rolf Hermann Erdmann, para outros mil participantes. Em ambos os casos, as aulas práticas iniciam no primeiro semestre de 2014.
O coordenador da Endeavor em Santa Catarina, Marcos Mueller, destaca que o programa contará ainda com palestras de empresários brasileiros renomados. “As universidades desempenham um papel fundamental de fazer a ponte entre os jovens e a plataforma, fazendo com que conteúdo chegue até os jovens. Com uma metodologia dinâmica e interativa, o programa permite a transformação da educação empreendedora nas universidades brasileiras”, explica. Por meio da combinação de recursos variados, como a facilitação em sala de aula, livro completo da metodologia e um portal de apoio na internet com videoaulas, o Bota pra Fazer habilita as instituições de ensino a ampliarem a sua oferta de educação empreendedora, oferecendo conteúdo mais qualificado e conectado à realidade do empreendedorismo nacional e internacional.
O coordenador da Endeavor espera que a iniciativa desperte o interesse dos estudantes e que os prepare para colocarem suas ideias em prática. “Hoje os jovens acreditam no empreendedorismo como um opção de carreira, mas apenas 30% deles busca capacitação para fazê-lo”, destaca. Uma pesquisa realizada pela Endeavor com mais de 600 estudantes de 12 universidades no Brasil revela ainda que universitários que fizeram cursos sobre o assunto se sentem mais confiantes para motivar e supervisionar seus funcionários, delegar responsabilidades, determinar preços para novos produtos e serviços, gerir abrir novos negócios e etc.